quarta-feira, 16 de maio de 2012

Movimento indígena pede a exoneração da coordenadora da Funai


Índios querem
O movimento indígena que no final do mês passado foi a Brasília negociar com a administração nacional da Funai mais uma vez monta acampamento na Funai regional. Eles trancaram os portões e não permitem o funcionamento do órgão desde ontem. Agora a reivindicação é que a coordenadora da Funai seja exonerada.
Os indígenas tomaram novamente a Funai. Os servidores não têm permissão para executar as tarefas cotidianas no órgão. Cerca de 40 índios ocupam o local e agora exigem que a coordenadora da Funai Acre seja exonerada.
Evanísia Nascimento, que também é indígena, segundo um dos líderes do movimento, não tem correspondido à função e tem tratado os demais índios com desrespeito.
“Ela nos tratou com ironia, difamando os parentes. Ela disse que a liderança que está aqui não representa nada, que são um bando de moleques bagunceiros e que não temos legitimidade. Inclusive ela ameaçou enviar a polícia federal para nos despejar daqui”, disse Ninawá Hunikui.
Recentemente, uma delegação indígena esteve em Brasília onde foi apresentada a presidente da Funai, a pauta de reivindicações locais. Entre elas: a implantação de grupos de trabalho para a execução de demarcação de terras, pedido de investigação sobre denúncias da coordenação da Funai Acre e instalação de audiência para averiguar invasão de terras indígenas. De acordo com Ninawá, a comissão voltou sem um posicionamento, apenas com a promessa de que no último dia 10 a Funai enviaria resposta.
Como isso não aconteceu, a revolta indígena desencadeou um novo manifesto.
O movimento, segundo Ninawá é pacífico, e a condição agora é que a coordenadora regional da Funai seja exonerada, para que as negociações retomem.
Fonte: TV Gazeta