domingo, 27 de maio de 2012

ERRATA: Descaso da organização da Rio+20 com os índios Kamayurá não passou de um grande mal entendido.

No ultimo dia 25 de Março recebemos uma grave denuncia acompanhada de videos gravados no Rio de Janeiro, com o depoimento dos índios Kamayurá, referente a um descaso da organização da Rio+20 que os fizeram passar fome e frio.

O fato é que tudo não passou de um grande equivoco, tanto da parte de quem nos enviou a denuncia como de minha parte que não averiguei de forma sucinta os fatos e me deixei levar pela emoção, publicando a noticia sem maiores averiguações, baseando-me apenas nos videos enviados. Quando se ama muitas vezes se peca pela emoção.

O fato é que, de acordo com Marcos Terena, organizador master da Rio+20, responsável majoritário pela execução da Kari-oca e o negociador do acordo com os Kamayurá no tocante a construção das ocas, a comitiva de 21 indios da etnia Kamayurá chegaram com dois dias de antecedencia, gerando assim alguns probleminhas que foram prontamente sanados ainda na segunda-feira.

Marcos Terena também informa que eles estão hospedados no hotel FioCruz, conforme fora acordado anteriormente e que eles estão muito bem alimentados.

Hoje a tarde o próprio Takumã Kamayurá, filho do grande cacique Kotok Kamayurá informou por telefone que todos estão bem e que o problema foi só na segunda feira quando chegaram de viagem antecipadamente pegando a todos de surpresa.

Tambem é fato de que a comitiva fez a viagem em um micro-ônibus e não na carroceria do caminhão como fora outrora noticiado. O micro-ônibus veio acompanhando o caminhão com as toras trazidas do Xingu para a construção das ocas.

Takumã tambem informa que todos estão ansiosos para o inicio da construção das ocas e que só estão esperando a prefeitura realizar a limpeza do terreno para iniciar as obras e ainda afirma que todos estão muito contentes em participar deste evento tão grandioso.

Awakamu Kamayurá, filho do cacique Kotok Kamayurá e irmão de Takumã Kamayurá informou ao saber da noticia anterior que esta acompanhando de perto todo o trabalho da equipe, desde a saida de Canarana até os dias atuais, bem como a execução do trabalho via telefone e afirma que desconhece tal fato de os parentes tão queridos estarem passando fome e frio.

Peço desculpas a todos os leitores que leram a materia anterior. Buscamos realizar um trabalho sério de defesa dos direitos dos povos indigenas e este canar foi criado com a intenção de denunciar as ocorrencias cometidas contras os povos indigenas, bem como noticias suas vitorias e conquistas tambem. Nesta visão de fazer um trabalho sério e honroso dentro da lei, escrevemos esta nota de errata, assumindo um grave erro cometido irracionalmente por um momento de extrema emoção que resultara em uma imprudencia displiscente e impulsiva.

Seguimos adiante com nosso trabalho.

Kuana Kamayurá