segunda-feira, 28 de maio de 2012

Adolescente Guajajara Morre e Indios Denunciam Descaso na Saúde


Indígenas da etnia Guajajara denunciam a precariedade da saúde nas aldeias, sobretudo, no municipio de Arame-MA. Esta semana os Guajajaras fizeram um protesto, revoltados com a morte de Lurdinha Paulino Guajajara, adolescente de 13 anos, que estava grávida e faleceu durante uma cesariana feita segundo os indígenas por uma enfermeira do hospital. Os indígenas relatam que quando as mulheres índias chegam em trabalho de parto, os médicos se recusam a atendê-las e geralmente são atendidas por enfermeiras  que não são preparadas para realizar cirurgias. A irmã de Lurdinha também faleceu do mesmo modo o que revoltou ainda mais a família. O município de Arame tem uma população de 4.855 a 5.000 índios que estão morrendo por falta de assistência médica, nas aldeias não tem medicamentos, estrutura física, médicos, nem transporte suficiente para atender as demandas das comunidades indígenas. Leia abaixo a denúncia:

Venho através deste denunciar para conhecimento do público , sobre o fato que aconteceu no dia 16/05/2012 (quarta – feira ), um atos absurdos praticada pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Pólo Base de Arame - MA, especificamente na Aldeia Zutiua, onde em pleno 10:00 horas da noite estava vacinando, colocando risco a vida as crianças e das comunidades indígenas, a enfermeira´faz o papel do médico realizando consultas dentro  das Aldeias.
È oportuno relatar que, não é primeira vez que Equipes Multidisciplinar de saúde Indígena, vem trabalhando de forma errada nas Aldeias, essa falta de compromisso, seriedade com a saúde indígena, que tal equipe nem se quer passar um dia ou noite na Aldeia, no sentido de dar continuidade do trabalho no dia seguintes, onde, vem ocasionando atos absurdos nas comunidades indígenas, principalmente no período da campanha de vacinação, bem como em outra campanha anteriores e agora recente vacinação não foram concluída.
É necessário e urgente que o Chefe do Dsei, se intervenha junta ao Representante da SESAI no Pólo Base de Arame – MA, obriguem a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, a atuar dentro da legalidade, obedecendo horários e respeitando todos os princípios legais que asseguram a proteção dos direitos das comunidades Indígenas, como povos de culturas diferentes.
Não podemos nos calar diante dos absurdos, do desrespeito e do descaso da forma que Equipe Multidisciplinar de saúde Indígena, com que somos tratados, não somos ficção, somos seres humanos, somos Povos e Nações sujeitos de direitos inerentes as nossas diferenças e seremos implacáveis na luta pela e fortalecimento garantia destes direitos.
Portanto solicitamos a supervisão desta coordenação da campanha de imunização do DSEI – MA, para que seja tomada as devidos providências necessários, com brevidade possível, no tange atitudes da Equipe Multidisciplinar da Saúde Indígena do  Pólo Base Arame- MA, contratada pela Missão Evangélica Caiuá.

Atenciosamente,
Paulo Guajajara
Conselheiro Distrital
fonte: vias de fato