domingo, 14 de agosto de 2011

NENHUMA ALDEIA SERÁ REMOVIDA - Assegura Dilma

Na Terça-Feira dia 09 de Agosto de 2011, a presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista na coluna nacional converse com a presidenta, que nenhuma terra indigena será atingida com a construção da usina de belo monte, no Rio Xingu, no estado do Pará.

"Belo Monte será fundamental para o desenvolvimento da região e do país. Os povos indigenas não serão removidos de suas aldeias." Explicou a presidente em resposta a uma eleitora que questionou sobre as consequencias da construção da usina.
A presidente esclareceu que o projeto passou por um aprimoramento e a área de inundação foi reduzida em 60%. A hidroelétrica terá um canal, ou "escada" de peixes pra não interromper a piracema e serão investidos 32 milhões em ações de compensação e mitigação dos impactos socio-ambientais.

O primeiro multirão da Operação da Cidadania do Xingu para minimizar os impactos regionais da construção da usina, foi iniciado em 3 de Agosto deste ano em Altamira. A iniciativa foi alvo de manifestações indigenas e comunitárias. Mais de 11 municípios receberão os multirões.

O que é a Operação Cidadania do Xingu

A "Operação Cidadania Xingu" foi montada pelo governo com a finalidade de amenizar as manifestações indígenas e integrantes das comunidades tradicionais da região da Volta Grande do Xingu( ou seja, uma estratégia de calar a voz dos indigenas que sofrerão com a construção da usina), por causa da construção da usina hodroelétrica de belo monte.
Além de Altamira, mais 11 municipios receberão este multirão.

O Diretor de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral, afirma que " o governo quer chegar de forma integrada ao Xingu para resolver problemas que ja existem e prevenir outros que certamente serão provocados pela construção da usina. Existe a parte boa da construção da hidroelétrica que é a geração de emprego, desenvolvimento do comércio e do setor de serviços, por exemplo, mas também temos que estar atentos aos problemas que uma obra deste porte pode vir trazer. A população de Altamira, por exemplo, deve dobrar e, com isso, aparecem questões de toda ordem, de saúde, educação e outros."

Ainda explica Cabral.." Pensamos o multirão com o objetivo de fazer um primeiro contato com a população. Além disso, pra implantar as politicas publicas temos que vencer o problema do sub-registro que nessa região é muito grande. Sem carteira de identidade, CPF, fica impossivel chegar com as politicas publicas. Nem o bolsa familia, programa de maior abrangencia populacional."

O que nos faz pensar até onde os representantes do governo pretendem chegar e o quanto eles pensam que somos burros, pois todos esses auxilios que este multirão irã trazer com a finalidade de minimizar os impactos sociais causados pela construção da usina, nada mais é do que uma OBRIGAÇÃO GOVERNAMENTAL, que deveria ser executada com ou sem construção de qualquer usina.

Outro ponto que indagamos é....
Como o governo esta tão interessado em proporcionar estes auxilios por meio deste multirão, logo após ter cortado todos os auxilios governamentais, principalmente na área da saúde, aos índios do xingu???
Teria uma explicação plausível esta atitude dos lideres politicos do nosso país?

Trata-se de mais uma extrategia de camuflar a grande tragedia que se chama belo monte, colocando em pratica as obrigações que o governo deixou de fazer durante anos, gestão após gestão, com a simples finalidade de enganar a população que luta pelos seus direitos e que vivem em completo abandoono governamental.