segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DIA 20 DE AGOSTO DE 2011 É MARCADO COMO O DIA INTERNACIONAL DE DEFESA DA AMAZONIA

O dia 20 de agosto foi marcado como o DIA INTERNACIONAL DE DEFESA DA AMAZÔNIA, onde foram realizadas diversas manifestações simultaneas em várias cidades do Brasil e do exterior, dentre eles Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Manaus, Belem; Paris, Lisboa, Porto, entre outros...

Em São Paulo, debaixo de chuva, cerca de mil manifestantes, dentre eles indios das etnias Kalapalo, Kamayurá, Guajajara, Pataxó, Kaiowa, Xoklein, Tikuna, Kayapó, Txucarramae, Guarani, Trumai, Pankararu, Fulni-ô, Wassu-cocal, Xavante, entre outras...

A manifestação teve inicio as 14:30 em frente ao MASP e seguiu pela avenida causando um congestionamento no sentido Consolação da Praça Oswaldo Cruz ate à av Doutor Arnaldo e tambem nas principais avenidas de São Paulo. Os manifestantes ocuparam duas faixas da avenida Paulista, ocuparam por cerca de meia hora o cruzamento da avenida com a rua Bela Cintra, onde realizaram danças Xinguanas, jograis e queimaram um boneco como representação do presidente do IBAMA, Curt Trennepohl, por haver afirmado que fará com os indios brasileiros o mesmo que a Austrália fez com os aborigenes, entoado pelo grito de alerta "OU PARA BELO MONTE OU PARAMOS O BRASIL".

A partir daí, os manifestantes seguram em marcha ate a sede do IBAMA em São Paulo onde pregaram faixas na grade da instituição e onde foram realizados discursos com o Cacique Kayapó Megaron Txucarramae, e o Pajé Kunué Kalapalo. Foram realizadas novas danças e torés indigenas e apesar de ter sido dada por encerrada a manifestação, grande parte dos manifestantes voltaram à avenida paulista em direção ao MASP, desta vez, travando toda a avenida no sentido Brigadeiro, concentrando-se no MASP para realização de torés e cantos compartilhamento do cachimbo sagrado.

Os Movimentos Xingu Vivo Para Sempre, Frente de ação Pro-Xingu e Movimento Brasil Pelas Florestas, intentaram fazer deste dia o dia internacional de defesa da Amazonia e afirmam que nesta segunda-feira dia 22 de Agosto, cerca de 20 cidades em 16 paises estarão realizando manifestações em frente as embaixadas e consulados brasileiros.

A Norte Energia SA diz que entende as opiniões contrárias, embora acredite que todas estas manifestações são frutos de desinformação populacional.