quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Novo Codigo Florestal é Aprovado em Camara no Senado

"Como pode alguém querer comprar ou vender o céu e o calor da Terra? Essa idéia nos é completamente estranho, se não somos os donos da pureza do ar ou da transparência da água, como pode alguém querer comprá-los? Cada palmo da terra é sagrada para o meu povo, cada folha que reliz o Jatobá, cada uma das praias arenosas, cada véu de neblina na floresta densa, cada clareira e o zumbido de inseto são sagrados....XINGU" - Yawat Meynako

O relatorio do senador Luiz Henrique da Silveira(PMDB-SC) foi aprovado por unanimidade pelas comissões de Agricultura (CRA) e de Ciencias e Tecnologia (CCT). O texto foi acolhido com 12 votos a favor e 1 contrario na CCT, o da Senadora Marinor Britto (PSol-PA) e 15 votos a favor na CRA.

Os destaques de votação em separado, referentes a emendas rejeitadas pelo relator, serão examinados em reunião marcada para hoje as 08:30 da manha. Entre esses destaques estão, a proposta dos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Antonio Carlos Valadares (PSB-DF), referentes à recomposição das áreas ciliares. A proposta de Rollemberg desobriga a recomposição da reserva legal apenas para agricultores familiares com propriedades de ate 4 modulos fiscais, construidas antes de 22 de julho de 2008.

A senadora Marinor chegou a pedir vista do relatório, alegando o tempo ser muito curto para uma avaliação. Noentanto, prevaleceu decisão anterior tomada em 25 de outubro pelas duas comissões , a qual determinava que não seriam concedidos novos pedidos de vista.

No relatorio apresentado nesta sexta, das 66 emendas que foram recebidas, o relator Luiz Henrique acatou apenas três, a de Cyro Miranda (PSDB-GO), Ana Amélia (PP-RS) e Paulo Paim (PT-RS). O senador Luiz Henrique ressaltou que o texto aprovado não reflete sua opinião pessoal.

Busca o consenso para que seja aprovado novamente pela Câmara e que não seja vetado pela Presidente da Republica - Dilma - Afirma o senador.

Depois de concluida a votação na CRA e CCT, o Código Florestal será analisado pela Comissão de meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização de Controle (CMA), ondeé relatado por Jorge Viana (PT-AC). Depois disso irá ao Plenário. Se aprovado pelo senado, o projeto deverá retornar à Camara, em razão de ter sido modificado.

Fonte: MediaNews - Portal do Agronegocio