terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Índios Yanomami Sofrem com Garimpo Ilegal em suas Terras

Os índios da etnia Yanomami sofrem há 20 anos com a presença de um garimpo ilegal em suas terras.

Mesmo depois da denuncia feita pelo Fantástico/Globo em 09 de Outubro de 2011, a situação continua a mesma!

Os índios e os garimpeiros estão vivenciando um clima de tensão constante e estão em pé de guerra. De um lado, os índios armados com flechas e lanças envenenadas, do outro, os garimpeiros armados com fuzis.

Mesmo após diversas denuncias à FUNAI e às autoridades e mesmo após as denuncias feitas pelo Fantastico, nada foi feito. Trata-se de 9 milhões de hectares, mais de 20 mil pessoas vivendo na reserva.

"Os rios estão sujos, envenenados, as crianças estão morrendo doentes e nós não temos advogados pra nos defender. Estamos em uma situação de morrer ou matar. Se matamos o governo fica contra nós. Mas o governo não faz nada mesmo diante de denuncias" Diz Dário Vitório Kopenawa Yanomami ao Frente de Ação Pro-Xingu
"Por isso pedimos a ajuda de voces pra tentar resolver este problema. Nossos filhos estão morrendo envenenados e não podemos fazer nada! Se torna mais dificil pela falta de interesse da policia federal e pelo apoio que os garimpeiros tem com o comercio de ouro que tem muitos clientes aqui na cidade mesmo! Pessoas importantes como deputados, vereadores, empresarios e cada dia aumenta mais pela falta de vigilancia territorial. Romero Jucá é um dos chefes do garimpo na terra Yanomami. Meus tios, meus avós morreram assassinados pelos garimpeiros." Afirma o indígena com tom de indignação e tristeza na voz.

A legislação penal é muito branda com os garimpeiros. O Ministério Publico Federal chegou a denunciar 30 garimpeiros em Roraima, mas ninguém foi preso e a atividade ilegal continua a todo vapor. Quem vive do garimpo não sabe o que é fronteiras, nem lei, e se há comprador, tem que haver fornecedor. É esse comercio ilegal que incentiva as invasões e as atividades garimpais ilegais nas terras Yanomami.

Embora a policia federal alegue fazer diversas operações para a retirada dos garimpeiros ilegais com ajuda das forças armadas, nada efetivamente fora feito para resolver o problema.

Veja abaixo as fotos tiradas escondidas do garimpo ilegal nas terras Yanomami










Por Kuana Kamayurá