quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Índios xavantes protestam e ocupam sede da Funasa em Mato Grosso

Índios denunciam condições sanitárias precárias em Barra do Garças.
Funasa disse que aguarda posição de DF para medidas na região.


Mais de 50 índios da etnia Xavante invadiram nesta quarta-feira (8) a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Barra do Garças, a 516 quilômetros de Cuiabá. O cacique Edmundo Dzuaiwi disse ao G1 que os indígenas pedem a saída da diretora do Distrito Sanitário Especial Xavante (Desai), Castorina dos Santos, filial responsável pela comunidade.
Os índios cobram melhorias sanitárias no distrito e denunciam a falta de estrutura médica na comunidade. “As nossas crianças estão morrendo por falta de atendimento e essa situação vem se agravando cada vez mais”, d
Os xavantes chegaram à sede da Funasa pela manhã de hoje com cerca de 100 índios como forma de protesto. No entanto, apenas 50 permanecem no local. Os funcionários deixaram o órgão após a invasão, entretanto, o protesto ocorreu de forma pacífica. “Ninguém aqui quer fazer baderna, ou provocar tumulto. Só estamos buscando uma forma de resolver a situação e através do diálogo”, reforçou o cacique Edmundo Dzuaiwi.
Por outro lado, a superintendente estadual interina da Funasa, Marly Teixeira, disse ao G1 que está aguardando as deliberações do órgão em Brasília sobre a situação do distrito para que providências sejam tomadas.
O cacique ressaltou também que os índios aguardam no local representantes do Ministério da Justiça e da Funasa de Brasília, com o objetivo de debater as condições sanitárias precárias que, de acordo com ele, que se agravaram nos últimos meses na região.
Fonte: Portal G1
Maiores informações com Lucio Xavante