Índios denunciam condições sanitárias precárias em Barra do Garças.
Funasa disse que aguarda posição de DF para medidas na região.
Mais de 50 índios da etnia Xavante invadiram nesta quarta-feira (8) a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Barra do Garças, a 516 quilômetros de Cuiabá. O cacique Edmundo Dzuaiwi disse ao G1 que os indígenas pedem a saída da diretora do Distrito Sanitário Especial Xavante (Desai), Castorina dos Santos, filial responsável pela comunidade.
Os índios cobram melhorias sanitárias no distrito e denunciam a falta de estrutura médica na comunidade. “As nossas crianças estão morrendo por falta de atendimento e essa situação vem se agravando cada vez mais”, d
Os xavantes chegaram à sede da Funasa pela manhã de hoje com cerca de 100 índios como forma de protesto. No entanto, apenas 50 permanecem no local. Os funcionários deixaram o órgão após a invasão, entretanto, o protesto ocorreu de forma pacífica. “Ninguém aqui quer fazer baderna, ou provocar tumulto. Só estamos buscando uma forma de resolver a situação e através do diálogo”, reforçou o cacique Edmundo Dzuaiwi.
Por outro lado, a superintendente estadual interina da Funasa, Marly Teixeira, disse ao G1 que está aguardando as deliberações do órgão em Brasília sobre a situação do distrito para que providências sejam tomadas.
O cacique ressaltou também que os índios aguardam no local representantes do Ministério da Justiça e da Funasa de Brasília, com o objetivo de debater as condições sanitárias precárias que, de acordo com ele, que se agravaram nos últimos meses na região.
Fonte: Portal G1
Maiores informações com Lucio Xavante