sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Caminhão da FUNAI Explode em Colíder e Coloca Kayapós em Risco

No dia 06 deste mes por volta das 21:00 da noite na região de Colider-MT há cerca de uns 7Km da aaldeia  KAPOT NHINORE, ouviu-se o som de uma explosão fortíssima. Ao irem averiguar, os indígenas puderam contatar tratar-se do caminhão da FUNAI que fora explodido, aparentemente de forma criminosa.

Os indigenas acreditam que o caminhão foi explodido intencionalmente por pistoleiros em concomitância com fazendeiros e militares.

No dia seguinte (7), as 10:00 da manha, foi emitido um radiograma circular de urgncia à coordenação geral de Colider-MT înformando a situação e pedindo providencias urgentes para tal ocorrência.

O Radiograma constava o seguinte:



"Radiograma recebido no dia 07/02/2012 as 10h00min hs

Informamos que ontem por volta das 21:00 hs ouvimos a explosão do caminhão da FUNAI a cerca de 7 KM da aldeia, como havíamos conversado com o Major Castelo com quem tínhamos combinado que estariam aqui as 9:00 da manhã de ontem e como os militares andam junto com os pistoleiros, achamos que eles em conjuntos explodiram o carro as 21:00 h...s .
Senhor coordenador queremos ressaltar que tem 03 dias que estamos esperando a presença da policia federal aqui no kapot nhinore. Pedimos providencias com urgência.


Atenciosamente,

Lideranças:
Apuiu Mama Yudja
Apudek Yudja
Agmee Metuktire
Bepkaroti Metuktire
Bedjai Metuktire
Patkare Metuktire
Yassenaku Juruna
Bolinha Juruna"

O clima de tensão é extremamente forte. Os Kayapós se sentem ameaçados, acuados e abandonados devido  a falta de providencias diante da ocorrência após quase uma semana sem resposta por parte do coordenador geral do distrito.

"JÁ FAZ UMA SEMANA QUE ESTÃO NA TERRA INDÍGENA KAPOT NHINORE E ATÉ AGORA NADA. O QUE A FUNAI QUER? PORQUE NOS ABANDONOU? POR QUE? POR QUEEEEE!!! CHEGAAAA. LÁGRIMAS NÃO CONSIGO CONTER." Cita Mayalú Txucarramãe em sua página de relacionamentos.

Esperamos que sejam tomadas providências sérias e rápidas no tocante ao ocorrido!

Por: Kuana Kamayurá
Informações de Mayalú Txucarramãe