quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BELO MONTE - Norte Energia aprova novos parceiros

Os acionistas da Norte Energia, concessionária do projeto da Hidroeletrica de Belo Monte no Pará, definiram nesta terça-feira (25/10) a saida das empreiteiras da sociedade e a entrada da Cemig e da Ligth na companhia. Informaram à Reuters duas fontes que acompanham de perto as negociações.

Em assembleia geral extraordinária, os sócios aprovaram a ampliação em 2,5% da participação da Funcef (Fundo de pensão dos funcionários da Caixa Economica federal) no empreendimento e a entrada da Cemig e Ligth.

"As duas empresas formarão uma espécie de SPE (Sociedade de Proposito Especifico) para ficar com cerca de 9,7% do projeto." disse uma das fontes.

Estão sendo vendidas as participações de oito empreiteiras que , juntas, possuem cerca de 12,2% do projeto. São elas: Queiroz Galvão e OAS, além de J. Malicelli Construtora, Galvão, Cetenco, Contem, Serveng, e Mendes Jr.

Com isso, a Norte Energia deixará de ter empreiteiras em sua formação societaria. O grupo Eletrobrás lidera o empreendimento, com 49,98% de participação divididos entre Chesf, Eletronorte e a Holding Eletrobrás.

A Funcef ja havia aprovado em Agosto o aumento de sua participação no projeto. Hoje, o Fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal possui, diretamente e indiretamente, 3,75% da Norte Energia.

No caso da Ligth e da Cemig, ambas as empresas ja haviam informado no inicio do mês em comunicados à CVM (Comissão de Valores Imobiliários) que estavam negociando a aquisição de participação no projeto da hidroelétrica no Pará.

Procurada nesta segunda-feira (24/11), a assessoria de imprensa da Cemig não comentou a informação sobre a assembléia de terça-feira(25/11) na Norte Energia. A Ligth não se manifestou até a publicação de materias referentes a este tema.

Fonte:
informantes confidenciais e Folha