quinta-feira, 2 de maio de 2013

Trabalhadores de Belo Monte chegam a Belém para ações de greve


Com informações do  G1/PA – Cerca de 90 trabalhadores da usina hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu,  chegaram na grande Belém neste sábado (13), após quase 24 horas de viagem de ônibus. Os operários ficaram alojados na sede campestre do Sindicato da Construção Civil, em Ananindeua, que apoia o movimento. Na próxima semana, eles participam de reuniões e manifestos.
Segundo a assessoria de comunicação dos trabalhadores, que estão em greve desde o último dia 5 de abril, a saída do canteiro de obras e a vinda para a capital paraense é uma medida política. O grupo permanecerá em Belém durante toda a próxima semana para participar de uma série de reuniões, entre elas com o Ministério Público, além da realização de manifestações reivindicando melhorias trabalhistas.
Entre as reivindicações dos trabalhadores está a redução do tempo de trabalho para poder visitar a família. De acordo com a categoria, a cada seis meses o trabalhador ganha licença para voltar para casa, mas, desde a greve de novembro do ano passado, a Justiça teria determinado que esse tempo fosse reduzido para cada três meses. Os trabalhadores reclamam que a determinação não vem sendo cumprida.
Outra reivindicação é com relação ao chamado “adicional de confinamento”, que não estaria sendo pago. No adicional, os trabalhadores teriam direito a receber 40% a mais no salário.Eles  protestam ainda contra as demissões de mais de mil trabalhadores no período da greve.
A reportagem do G1 entrou em contato com o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), que negou as afirmações feitas pelos trabalhadores.
Neste domingo, 14, os operários gravaram um video com as denúncias que deverão levar aos orgãos competentes nesta semana