quarta-feira, 15 de maio de 2013

Deputados ruralistas protocolam CPI contra Funai


VENILSON FERREIRA - Agência Estado
Os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) protocolaram nesta quarta-feira, 15, na Câmara dos Deputados pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades nos processos de identificação e demarcação de terras indígenas pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) denunciou que a Funai utiliza falsas informações nos laudos antropológicos e relatos orais, "que se sobrepõem ao direito de propriedade". O pedido de CPI vai para uma fila onde já existem 10 pleitos de investigação. "Vamos pressionar para instalar a CPI", disse Moreira.
Os deputados ruralistas informaram que a reunião com o vice-presidente Michel Temer para discutir a política indigenista foi adiada mais uma vez. O encontro estava previsto para 9h30 desta quarta-feira e foi transferido para às 18 horas. A informações mais recente é que audiência será realizada na quinta-feira, 16, às 10 horas, no Palácio do Planalto.
Além dos parlamentares da FPA, participarão do encontro produtores rurais que são ameaçados de perda de propriedade por causa de invasões indígenas. Além de Temer, devem estar presentes no encontro de amanhã o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ministro da Advocacia-Geral da União, Luis Adams. 


Fonte: Estadão




03/05/2013
Presidente Dilma exonera cúpula da Funai depois de ouvir Ministro da Justiça
Motivo de exoneração seria demarcação de terras indígenas de forma irregular

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), exonerou, ontem, a cúpula da Fundação Nacional do Índio (Funai), depois de ouvir do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, que estaria havendo demarcação de terras indígenas de forma irregular.







Obs  FAPX:  É de se desconfiar seriamente  de tais ações governamentais visto  que  há interesses agrícolas, rurais e mineradores  nas terras indigenas, então, por  que demarca-las?