segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Jovem Professor Xinguano Fala de Sua Preocupação Com Relação Ao Futuro do Xingu

O jovem Awakatu Kaiabi, 27 anos, solteiro, da etnia Kaiabi do baixo Xingu, fala com exclusividade em entrevista ao Frente de Ação Pro-Xingu, sobre a sua preocupação com o futuro do Xingu, usando exemplo das outras nações indigenas.

O jovem professor e estudante de enfermagem, conta de seus medos e receios, ele conta de uma conversa com uma amiga enfermeira de um dos polos de saúde:

-Eu estava falando esses dias com uma pessoa aqui, tipo, falando sobre os povos indigenas. Tipo, uma enfermeira aqui do polo.

Tipo, Tava falando sobre a usina....o que ela achava...Daí ela falou que é contra pois nos aqui vai ficar sem alimentos, ou seja, sem peixe e tal...

Tipo assim, semre vim analisando. Não sei por onde começar. Mas assim, que a nação indigena, independente de etnia, agente nunca tivemos união antes de uma coisa acontecer. Tipo, Só pensamos na união quando as coisas acontecem!

Eu penso que nós indigenas teriamos que ser unidos sempre, a todo momento, fazer uma politica unica para a nossa nação.

A gente pode ate estar unido, mas tipo, tem muitos parentes que fazem coisas somente pra etnias deles. A gente não pensa em todos os indigenas, digo, organização sobre esse tipo de coisa!

Se alguem pensasse em fazer uma politica pros povos, uma politica unica, a gente não estaria nessa briga contra a usina!

Os povos tem que ta unidos em todo momento! Não só na hora!

O que voce diz sobre o futuro das terras indigenas?

- Eu fico preocupado com as terras indigenas de um modo geral. Tipo, essa usina é só o começo dos que irão acontecer com as terras indigenas!

Tipo, tenho medo por que, se acabar o Xingu, como outras terras indigenas, a gente vai morar na cidade, e o lugar aonde nós seremos servos, no minimo, nas favelas!

Tenho medo por que a cultura, costumes, vão acabar, por isso quero falar com alguem que possa pensar nesse sentido, em querer fazer uma politica unica para todos!

27 anos de idade e vejo um futuro assim! Hoje mesmo eu sonhei e no sonho estava eu e um amigo Kamayurá que mora aqui. No sonho estava-mos caçando. Daí no sonho, agente foi parar na cidade. No sonho questionei pra ele que a cidade ja estava se aproximando da nossa reserva.

No sonho fiquei preocupado, quando acordei, tipo, fiquei pensando ...o que significa isso?

Ate comentei com meu primo e outros que estavam ouvindo eu contar, tipo, tava falando que um dia o Xingu vai acabar. Fico preocupado por que imagino meus povos sofrendo, tipo, sem terra para eles viverem!

Qual sua opinião sobre o indio viver na cidade? Voce acha que é possivel uma vida na cidade sem perder a cultura, os costumes e ter o mesmo estilo e qualidade de vida que se tem na aldeia?

- Bom, na minha opinião, sim. Acho isso um avanço. Mas analisando muitos jovens, pois um dia eu ja fui e me considero, jovens ate hoje....

Um exemplo, eu não conseguia imaginar que um dia eu estaria lutando pelo meu povo. Quando estudava na cidade, eu falava minha lingua, escutava musicas indigenas, e sempre nas ferias is visitar as aldeias do meu povo. Pra mim, não tem como deixar a cultura por que se nós nascemos na aldeia e vamos pra cidade estudar e voltamos depois de concluir, falar que não sabe mais falar a lingua ou esqueceu o costume....Isso pra mim é frescura!

A gente não pode ter vergonha!

Muitos não pensam em voltar para as suas origens! Tipo, eles mau acostumaram e acham que a vida de urbanos é melhor de se viver, sendo que aqui é o melhor lugar pra se viver!

Ja pensei nisso, mas analisando as questões, ate mesmo certos preconceitos, percebi que estava errado. quanto a esse conceito.

Fazendo uma comparação sobre a vida na cidade e a vida na aldeia, pra voce, qual oferece melhor qualidade de vida, maior liberdade?

- Sobre a qualidade de vida, eu sempre tive liberdade em todos os lugares e acho que não depende do lugar onde voce esteja e sim voce que faz a liberdade e inteligencia para ter a liberdade de viver e fazer o certo para ter a sua liberdade. Quanto ao modo de vida, tem coisas boas sim, mas aqui tanto lá, na minha opinião não há diferença.

Voce sabe que o governo tem um projeto pra acabar com algumas reservas indigenas, dimiuir outras e transformar o Xingu em uma base militar....O que voce opina sobre isso?

- Bom... Acabar ou destruir ta na cultura deles né? São de origem e como o criador fez assim, nós indigenas sempre estamos aqui protegendo o que temos de pedaço. Quanto transformar o xingu em base militar, eu na verdade sou contra isso. Por que as nossas liberdades vão estar aonde? Qual a verdadeira intenção disso tudo? Por que a base militar?


Baseado nas informações de desapropriar, na minha opinião acho isso desumano! Acaba com a liberdade, moradia de uma nação. Primeiro tem que analisar isso, se direitos humanos permite isso. Por que eles tem que acabar com as terras indigenas? Por que? O que as terras indigenas tem a ver com isso?



Se grandes proprietarios acabar com as matas e florestas, por que nós temos que pagar por isso? Tenho vontade de dizer algumas coisas para esses inteligentes que vivem pensando em só ganhar dinheiro, enquanto a vida do ser humano esta em risco.



E sobre o projeto de criação de novos estados para o Brasil, na sua opinião, que tipos de impactos isso pode causar para os povos indigenas?

-Eu não sei se isso vai fazer diferença mas se caso acontecer, certeza que algumas coisas vai sim ser beneficio aos povos indigenas. Mas do outro lado, as autoridades certeza vão querer mecher com terra indigena e isso seria um impacto para os irmãos indigenas.

Voce pertence aos povos do Baixo Xingu, que serão os mais afetados com a construção da usina por estarem mais proximos do lugar da construção. O que voce tem a dizer sobre isso? Qual a posição do governo para com os povos do Baixo Xingu e qual a postura dos povos desta região?

- Uma coisa que eu tenho pra dizer é que esse pais esta sendo uma vergonha. Eles querem maltratar os povos indigenas. Não se importam! Quanto ao povo do Médio Xingu, obvio que isso desrespeita sua cultura e sua dignidade.

A usina, bom, muitas pessoas penasm só em ficar sem o peixe, sabendo que o peixe é fundamental para alimento dos povos indigenas do xingu. Mas a minha preocupação é maior, é com o futuro dos povos indigenas. Imagino o povo do xingu sem terra, vivendo em povoados...Isso é o medo que eu tenho sobre isso, por que a usina vai acabar com o rio e aonde vão querer tirar os povos do xingu por falta de água que vai secar.

Sobre a postura dos meus queridos xonguanos do Baixo Xingu, olho nos olhos deles e vejo que eles estão inseguros, com medo. Sobre o governo, não sei se posso chamar de governo, pois governa não assim que se governa! Uma atitude infantil! Não tem respeito pelo dono dessa terra. Acho isso uma vergonha para um pais que tenta se desenvolver acabando com o dono desta terra"


Vocês vivem sob a liderança de um cacique, que comparando com o governo brasileiro, o Cacique atual seria a Dilma....Pra você, o que significa ser liderançaw O que significa ser Cacique?

- Vixe! Eu comparar um Cacique com essa tal aeh!?


Não posso comparar e sim falar que um Cacique é bem melhor que qualquer governo. Pra mim ser um lider é fazer o bem para o seu povo, nunca fazer mal a ninguem. Para ser Cacique é primeiro respeitar todos iguais, não importa se é outros parentes ou não, indigena ou não-indigena. Ser Cacique é virtude de ser humano toda a vida.

O que voce gostaria de dizer diretamente às autoridades politicas brasileiras?

-Que eles precisam se educar mais um pouco e aprender com a nação indigena a ser mais gentil e legal. Saber usar a inteligencia, não só na ganancia e sim no desenvolvimento para todos.

...