quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Manifestantes desocupam canteiro de obras em Belo monte


Após dois dias de negociação, trabalhos no Sítio Pimental são retomados. 
Empresa diz que irá construir escolas e postos de saúde para população.







3 comentários
Após oito dias de ocupação no Sítio Pimental, um dos canteiros de obra da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, as atividades de construção do empreendimento foram retomadas na manhã desta quinta-feira (18). Foram dois dias de negociação entre a diretoria da Norte Energia e índios, pescadores e ribeirinhos, que decidiram deixar o local após a empresa se comprometer em construir escolas e postos de saúde para a população da região.
Entre as reivindicações dos indígenas, estão a construção de postos de saúde e escolas, além de informações sobre a reforma da Casa do Índio. Pescadores e ribeirinhos pedem à empresa alternativas de trabalho e apoio a tentativa de revogar a Instrução Normativa do Ibama, que proíbe a pesca de espécies do rio. 
Após a Norte Energia assegurar o atendimento das reinvidicações das comunidades, os manifestantes deixaram o canteiro de obras e cerca de 900 trabalhadores retornaram as atividades.
A área estava ocupada desde 8 de outubro e a empresa informa que, apesar da paralisação das obras, o cronograma do empreendimento está mantido.As reuniões da Norte Energia com os manifestantes foram coordenadas pelos procuradores da Fundação Nacional do Índio (Funai), Leandro Santos da Guarda, e pela procuradora do Incra, Analice Uchoa Cavalcanti, com a presença de representantes do Ibama, do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública do Estado do Pará.
Entenda o casoCerca de 200 manifestantes, entre indígenas de diversas etnias, agricultores e pescadores ribeirinhos acamparam no último dia 8 de outubro no Sítio Pimental, um dos canteiros de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. O grupo invadiu o local, que fica próximo ao rio Xingu, no sudoeste do Pará, em protesto contra a construção da usina.
Índios desocupam canteiro de obras de Belo Monte (Foto: Reprodução / TV Liberal)Índios desocupam canteiro de obras de Belo Monte (Foto: Reprodução / TV Liberal)
Fonte: Portal G1 em 18.10.2012