sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Povo Parakanã de Altamira-PA Comunicam Invasão ao Sítio Pimentel, Com Paralisação das Obras de Belo Monte Nesta Madrugada

O povoParakanã das aldeias Apterewa e Xingu, juntamente com indígenas das etnias Aarara e Juruna comunicaram por meio de carta e telefonemas, a invasão do sítio pimemtel para esta madrugada, com finalidade de paralisação das obras de Belo Monte.

O motivo é o não cumprimento do acordo firmado entre indigenas, governo e consessionárias responsaveis pela construção da usina.

Conforme indígenas, as terras estão invadidas por fazendeiros ilegais, grileiros, garimpeiros e madereiros ilegais que os impedem de plantar e caçar. Diversas denuncias já foram feitas sem que nenhuma providência fosse tomada por parte das autoridades.

Afirmaram os Parakanã por telefone à Kuana Kamayura que os homens estão deixando suas mulherese filhos nas aldeias e partindo para a luta dispostos a MATAR OU MORRER.

O governo firmou acordo com os indígenas das regiões afetadas pela construção da usina, uma quantia indenizatória no valor irrisório de R$30.000,00 por aldeia, o equivalente a meros R$ 80,00 por pessoa e mesmo assim o acordo não foi cumprido e a indenização não foi paga.

Segue a carta com o comunicado do povo parakanã:




Por Kuana Kamayurá