sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

POVO TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA É ALVEJADO POR PISTOLEIROS

POVO TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA É ALVEJADO POR PISTOLEIROS (27/01/2016) NUMA "REINTEGRAÇÃO" E PODE SOFRER NOVAS AGRESSÕES AMANHÃ (28/0/2016) - SEXTO VÍDEO

(COM TODOS OS OUTROS VÍDEOS LINKADOS)

(Ilhéus/Bahia)
.

Por Casé Angatu
.

"Íamos impedir a reintegração de posse com nossas forças que vem dos Encantados.
Mas pistoleiros atiraram na gente e corremos pro meio da mata.
Depois eles fugiram porque chegaram Parentes de todo canto da mata".
(Frase de um de nossos Parentes ao comemorarmos a fuga dos invasores)
.

Pois foi assim: acordamos (27/01/2016) aqui em nossa Olivença Encantada com a notícia que iríamos sofrer uma "reintegração de posse" (na nossa opinião: invasão de terras justificada juridicamente por aqueles que nos roubaram). De fato ela ("invasão de posse") ocorreu com várias caçambas de areia ferindo nossa Mãe Terra.
.

Resolvemos, como Índios e filhos da natureza que somos, reagir e questionar o que estava acontecendo. Pensávamos que iríamos encontrar as autoridades. Mas não foi exatamente o que ocorreu.
.

Saíamos da nossa Aldeia no meio da mata para encontrarmos nossos Parentes que já tinham saído. Íamos reforçar a resistência natural contra mais uma injusta reintegração de posse a favor de um dos areias criminosos autorizados por esta justiça. Areais que desmatam nossa natureza. Este areal criminoso em questão já atua na região à anos desmatando nosso Território e causando conflitos e dor. Em 2011, por causa deste areal criminoso que mudou de nome, foi quando ocorreu a prisão injusta de alguns de nossos Parentes e a perda da perna de um dos índios Tupinambá que resistiram às ações de devastação.
.

Depois disto este mesmo areal, após mudar de nome, conseguiu uma nova autorização para explorar areia em Olivença - Território Indígena Tupinambá. Por isto também alguns de nossos Parentes resolveram dá um basta nisto e retomaram a área que está em plena devastação pela ação deste areal destruidor da natureza e vidas.
.

Qual a nossa surpresa: não é que a justiça deu “reintegração de posse” a favor do areal criminoso.
.

Na ação de “reintegração” (na nossa opinião foi uma invasão) as autoridades policiais até estavam lá, como demonstram algumas de nossas imagens. Porém, também estavam pistoleiros que atiraram na gente aleatoriamente.
.

Vínhamos da mata e só ouvíamos os tiros. Como éramos em muitos índios que chegávamos os pistoleiros ficaram com medo e fugiram. Nossa energia guerreira ancestral e advinda dos Encantados da mata foram nossas armas para expulsar os inimigos agressores. Um de nossos Parentes teve até seus documentos roupados e, graças as nossas forças, ninguém foi ferido.
.

Porém, indagamos:
.

- que justiça é esta que permite um areal que possui o falso nome de mineradora desmatar a mata sagrada e um dos poucos vestígios da mata atlântica ?
.

- que justiça é esta que possibilita o funcionamento deste mesmo areal (mineradora) que, por causa de sua ganância, já criou uma situação de conflito em 2011?
.

- que justiça é este que "permite" pistoleiros atirarem em Índios desarmados que reivindicam a preservação da natureza e os mesmos não são presos, muitos menos seus mandantes?
.

Por isto conclamamos à todas e todos à divulgarem esta postagem pois: amanhã/hoje (28/01/2016) estaremos de novo protegendo nosso Território Sagrado, Encantado e Ancestral contra os que querem a natureza como mercadoria.
.

Questionamos, novamente, a justiça brasileira:
.

- a reintegração de posse a favor do areal irá continuar?
.

- vocês irão responder á bala aqueles que lutam pela natureza e/ou os pistoleiros, novamente, estarão presentes?
.

- irão nos prender por formação de quadrilha e desacato a autoridade, como fazem quando desejamos proteger o Território?
.

Pois saibam então que as balas de hoje (27/01/2016), disparadas por pistoleiros só demonstram que estamos certos na luta por aquilo que somos ...
.

Somos Índios e Somos a Terra e por ela lutaremos e viveremos!
.

"Somos Tupinambá
Que não nega nossa nação
Somos geniosos
Mas temos bom coração

Somos bravos guerreiros
Por nossas terras vamos lutar
Espalhar nossas sementes
E o solo germinar"
.

AWERÊ!

) ---> ----> ---> ----> ---> ----> ---> ---->

Os vídeos que seguem foram feitos por Letycia Hair no calor dos acontecimentos. Eles revelam nossa revolta com o que estava acontecendo. Segundo Letycia: "Pra conseguir fazer esse vídeo é claro com a total ajuda dos parentes tivemos que dar a volta por dentro da mata circuncidando a polícia que nos atacava com tiros, até que encontasse-mos um ponto seguro de visualização. De longe avistamos guardas à pé, onde me escondo na mata, mas não paro de filmar e testemunhar o descaso e a violência a que estavam dispostos. Nós estávamos desarmados seguindo a penas o instinto de sobrevivência e de preservação."